Morre protagonista do documentário 'Estamira'

A protagonista do documentário nacional "Estamira" (2005), Estamira Gomes de Sousa, morreu na tarde desta quinta-feira, aos 72 anos, no Rio de Janeiro.
Estamira, que sofria de diabetes, estava internada no Hospital Miguel Couto, na Gávea (zona sul). Ela morreu em decorrência de septicemia (infecção generalizada).


O enterro acontecerá no Cemitério do Caju, na manhã desta sexta-feira (29), segundo informou o diretor do documentário, Marcos Prado.
Dirigido por Prado e produzido por José Padilha ("Tropa de Elite"), "Estamira" narra a sobrevivência da senhora de mesmo nome em meio ao lixão de Jardim Gramacho, no Rio, de onde ela tirava sua existência.

Cena do documentário "Estamira", de Marcos Prado, lançado em 2005
Sofrendo de distúrbios mentais, Estamira exibia um discurso filosófico e poético acerca da vida, de Deus e do trabalho.
O filme percorreu diversos festivais internacionais e nacionais. Ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio (2004) e na Mostra Internacional de São Paulo (2004) e ficou meses em cartaz nos cinemas do país.

O diretor do filme, Marcos Prado, compartilhou sua tristeza pela morte de Estamira por meio de sua conta no Facebook.
À Folha, Prado afirmou que "Estamira estava cansada, em seus momentos frágeis. Ela foi totalmente negligenciada, ficou horas sem ser atendida no Miguel Couto". Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio não foi localizada.
 
 fonte:http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-morte-de-estamira

Nenhum comentário:

Postar um comentário