![]() |
Presidente Lugo é deposto |
Nesta sexta-feira, dia 22 de Junho, o Presidente eleito Fernando Lugo foi deposto em um processo relâmpago de impeachment que durou menos de 24 horas, contando com 39 votos dos 45 senadores e 73 votos a favor e apenas um contrário da Câmara dos Deputados. O vice-presidente Frederico Franco assume a presidência um ano após romper com Lugo.
Os parlamentares afastaram Lugo baseado no suposto "fraco desempenho de suas funções", após um confronto violento com trabalhadores sem-terra no dia 15 que culminou em 17 mortes, 11 de trabalhadores rurais sem-terra e 6 de policiais.
O Senado concedeu apenas 2 horas de defesa para Lugo, em um rito sumário que contraria o princípio democrático da ampla defesa.
Lugo tinha minoria na Câmara dos Deputados e no Senado, e recentemente perdeu apoio de partidos aliados e de setores conservadores, como a Igreja Católica. Mais detalhes
Segundo Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Doutor em Direito do Estado, o impeachment de Lugo foi um golpe.
Em nota o Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro, condenou o rito sumário de deposição do Presidente e convocou o embaixador para consultas. Nota do Itamaraty
A OEA também questionou o rito sumário de deposição do presidente. OEA
A UNASUL também condenou o golpe. Comunicado Unasul. Comunicado em português.
![]() |
Chanceles da Unasul reunidos |
A Argentina criticou enfaticamente o golpe e retirou seu embaixador no país. Argentina retira embaixador do Paraguai.
Os bastidores do golpe foram revelados pela Argentina. Bastidores do golpe paraguaio.
A Venezuela condenou o golpe e não reconhece o novo governo. Venezuela condena o golpe contra Lugo.
O embaixador da Venezuela afirma que o golpe foi contra a Unasul. Embaixador da Venezuela critica o golpe.
Houve forte repercussão internacional do golpe no Paraguai. Repercussão internacional.
Porém, os EUA defenderam o golpe, seguindo a tradição de apoiar ditadores e conservadores de direita na América Latina. EUA reconhecem impeachment.
Analistas afirmam que o Paraguai pode ser expulso da Unasul e do Mercosul, por violar os artigos 1º e 4º do Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo da Unasul sobre Compromisso com a Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário