Movimento Mega Não recebe Prêmio Frida

Movimento Mega Não foi a única iniciativa Brasileira a conquistar o prêmio internacional para as iniciativas que tenham contribuído com o uso da Internet como catalisador para a mudança

O Prêmio FRIDA, oferecido pelo Registro de Endereços Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), o Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) e a Internet Society (ISOC), tem por objetivo reconhecer projetos e iniciativas que colaborem de forma significativa com o uso da Internet como catalisador para a mudança na América Latina e o Caribe. Com base nos temas do IGF 2011, incidirá sobre as áreas de acesso, liberdade, desenvolvimento e inovação.


O Movimento Mega Não, criado por um grupo de ativistas para lutar contra o vigilantismo e pela liberdade na Internet, foi a única iniciativa Brasileira a conquistar o Prêmio FRIDA. Concorreram 123 projetos de 34 países, incluindo Canadá, México, Argentina e Chile. Só do Brasil, foram 51 projetos, dentre os quais Cidade Democrática, Transparência Hacker e MetaReciclagem.

O anúncio dos ganhadores foi realizado nesta última quinta feira através do site do Prêmio e por email:

É um prazer lhe informar que seu projeto foi eleito pelo juri do Prêmio FRID IFG 2001 como o melhor na categoria Liberdades. O Jurado considerou sua iniciativa como "um projeto que mosta uma destacada atividade à nivel público e político para evitar a censura dos conteúdos da Internet".

O reconhecimento Internacional por importantes instituições ligadas à governança da rede e ao fomento do desenvolvimento, demonstram que o Movimento Mega Não esta no caminho certo e tem obtido frutos plausiveis nesta luta das multidões utilizando a web como principal ferramenta para seus objetivos.

A conquista do Prêmio FRIDA levará o Movimento Mega Não à um novo patamar, possibilitando alianças com movimentos semelhantes na América Latina e na Africa formando uma forte frente para garantir o direito de expressão e liberdade na rede em prol do progresso  e da luta das minorias nestas nações.

Como parte do Prêmio, o Mega Não representará o Brasil no próximo Fórum de Governança da Internet em Nairóbi, Quênia (27-30 setembro 2011) e no LACNIC XVI em Buenos Aires, Argentina (3-7 outubro 2011).

Sobre o Mega Não
O Movimento Mega Não surgiu a partir da luta da sociedade Brasileira contra o PL 84/99 que havia acabado de retornar do Senado para a Câmara dos Deputados. O principal objetivo do movimento foi de concatenar em um único site todos os movimentos e eventos contra este projeto que irá criar uma forte camada de controle na web sob o argumento de coibir cibercrimes. A agenda de movimentos foi adicionado uma série de estudos com o objetivo de embasar a luta pela liberdade na rede. O movimento a partir deste ponto foi ganhando visibilidade e hoje tornou-se sinônimo da luta pela liberdade na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário