| Professor Francisco, Eu e o Repórter Lincoln, de blusa azul clara |
O Projeto Educap, pertencente a Oscip Potiron, que está instalado numa sala cedida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida , realizou na última sexta-feira ( 16/09/2011), um debate sobre "Jornalismo e formação da pauta na Baixada Santista.
A convite do coordenador pedagógico do Educap, senhor Francisco Bucieri, os Blogueiros Progressistas foram convidados a participar e como moro na baixada, fui representando nossa comissão no debate. A proposta que lancei foi falar da atuação dos Blogueiros na Rede e sobre Mídia Alternativa, que foi prontamente aceita pelos organizadores.
| Maria, ao centro falando do Maranhão |
O jornalista Lincoln Chaves, repórter do Jornal BoqNews, que circula na cidade de Santos e mantém um jornal online também participou do debate.
A iniciativa da Educap era informar os participantes, em sua maioria alunos do projeto como é o trabalho dos blogueiros e dos jornalistas e quais as pautas abordadas em nossa região.
Uma grata surpresa nos foi revelada através da senhora Maria que , veio do Maranhão, e nos relatou que onde morava não havia jornais, e que ela criou um blog para noticiar os assuntos da região e com isso passou a informar a população sobre os problemas enfrentados e cobrar soluções do poder público.
O Jornalista Lincoln, falou do trabalho da redação do BoqNews, e como é o trabalho de campo que realiza, buscando informações e notícias para o Jornal que é semanal. Lincoln se mostrou bastante receptivo com os trabalhos dos blogueiros e fiquei feliz de ver um jovem com tanta informação para nos passar.
Iniciei minha fala explicando o que são os Blogueiros Progressistas e como atuamos na rede. Disse que nós lutamos por bandeiras de interesses coletivos, como o PNBL, a liberdade de atuação na Internet, a inclusão dos cidadãos ao acesso as novas mídias, que participamos de movimentos de apoio a classe trabalhadora entre outras atuações.
O público presente participou ativamente, questionando e interagindo com os convidados. A questão da Copa e do pré-sal também entrou no debate. Santos está sendo cotada para ser Subsede da Copa .
Todos estavam preocupados com a falta de infra-estrutura na região e como afetaria a vida dos moradores durante o evento. Lincoln explicou que o Pré-sal brasileiro está provocando um boom imobiliário na baixada santista, com prédios luxuosos sendo construídos na região, e que isso é pauta do jornal BoqNews.
| Blogueiro Jacinto de Souza |
O Blogueiro Jacinto de Souza, que faz parte do Fórum Metropolitano das demandas do Pré-Sal, fez pontuações bastante importantes na questão que a mídia local não dá atenção aos moradores da Zona Noroeste por exemplo.
Segundo ele, os jornais locais se preocupam apenas com interesses empresariais, deixando de lado os problemas da população.
| Presidente da Oscip Portiron, senhor Sidney Verde ao lado do Professor Francisco |
Aproveitei para dizer que seria importante se nós blogueiros fizessemos uma cobertura colaborativa da preparação da baixada Santista para a Copa, e lancei a idéia durante o debate, além de convidar a todos para participar do nosso encontro que será realizado na região.
Para encerrar o debate o professor Francisco, agradeceu a presença de todos e junto com o Presidente da Oscip Potiron, senhor Sidney Verde, agraciou os palestrantes com um kit maravilhoso dos Portos de Santos, contendo entre outras coisas a revista Autoridade Portuária com ilustrações belissímas do Porto de Santos.
Posso afirmar que o trabalho da Educap está de parabéns por fomentar discussões de interesse da população da Baixada Santista.
Texto : Kátia Figueira
Oxalá, nos próximos debates da Potiron/Educap, mantenha-se o excelente nível em que a Kátia e o Lincoln, junto com a Maria e o Jacinto, desdobraram nosso propósito.
ResponderExcluirAproveito para manifestar a importância das coberturas colaborativas e das pautas populares, reanimando o sentido de prestação de serviço do jornalismo. Quer diante dos grandes eventos vindouros, quer diante dos problemas nossos de cada dia.
Se a comunidade da Baixada aceita e compreende prontamente a função estratégica dos aparelhos aqui instalados, e que vão expandir-se, resta insistir para que o bem das coisas não prevaleça sobre o mal das pessoas.
A conferir!
Forte abraço,
Francisco.