Dossiê Brasileirão
O documento, em forma de livro, com capa dura e mais de 200 páginas em coluna dupla, é assinado pelos presidentes dos seis clubes campeões brasileiros de 1959 a 1970: Marcelo Guimarães Filho, presidente do Esporte Clube Bahia; Maurício Assumpção, presidente do Botafogo Futebol e Regatas; José Perrella de Oliveira Costa, presidente do Cruzeiro Esporte Clube; Roberto Horcades, presidente do Fluminense Futebol Clube; Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos Futebol Clube e José Carlos Peres, mentor do projeto de unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959.
O Dossiê foi dividido em duas partes. A primeira traz os fatos, entrevistas, fotos, documentos e argumentos que comprovam a oficialidade e a relevância da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/ Taça de Prata. A segunda representa o mais completo e detalhado levantamento já publicado sobre estas duas competições. Neste livreto, optamos por valorizar as provas e argumentos pela Unificação dos Títulos Brasileiros e suprimir os capítulos que trazem informações e estatísticas de cada uma das dez edições da Taça Brasil e das quatro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/ Taça de Prata.
Afinal, todos sabem que as competições existiram. O Dossiê traz muito mais informações sobre elas, mas o essencial é a comprovação de que eram oficiais e davam aos seus vencedores o título de campeão brasileiro. Por isso a ênfase às provas e argumentos. Neste resumo trazemos uma entrevista de João Havelange, à época recém-eleito presidente da Confederação Brasileira de Desportos, comprovando que a Taça Brasil foi criada para ser o Campeonato Nacional de Clubes, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Seleções; mostramos que toda a imprensa dava ao vencedor da Taça Brasil o título de campeão brasileiro; lembramos que em países onde o futebol é rico e organizado – Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha – todos os campeões nacionais são reconhecidos, mesmo os dos primórdios do esporte; mostramos que não há qualquer cabimento na comparação entre a Taça Brasil e a atual Copa do Brasil; que as questões da nomenclatura e da forma de disputa são equivocadas e irrelevantes; demonstramos que o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi o Campeonato Nacionais mais bem-sucedido da história e lembramos que o período de 1958 a 1970 representou a Era de Ouro do futebol brasileiro, na qual três Copas do Mundo foram ganhas com todos os jogadores em atividade no País.
Quem estiver interessado em comprar este maravilhoso Livro, o Lançamento vai ser no dia 21 de outubro na Vila Belmiro. Todos estão convidados a participarem !!
Quem estiver interessado em comprar este maravilhoso Livro, o Lançamento vai ser no dia 21 de outubro na Vila Belmiro. Todos estão convidados a participarem !!
Cortesia José Carlos Peres e @MarcosMaldonado
Nenhum comentário:
Postar um comentário