Fundador do Democracy Now defende democracia participativa e horizontal

O fundador do site “Democracy Now” em espanhol, Andres Thomas Conteris iniciou sua fala fazendo uma homenagem aos blogueiros e jornalistas latino-americanos que morreram lutando pela democratização da informação. Indignado com a  concentração de poder nos centros do mercado financeiro que tem gerado grandes desequilíbrios, Conteris diz que os movimentos sociais que surgem recentemente contra este atual sistema, como o Ocupe Wall Street, demonstra a perseverança  e a firmeza contra este poder.


Ele lembra o caráter democrático e participativo destes movimentos em que todos podem ter a palavra, são assembléias permanentes que se realizam até mesmo sem microfone (com as pessoas repetindo as palavras do orador para outros ouvirem).
Conteris alerta para o aumento da repressão contra estes movimentos. O jovbem Scott Olsen, de 26 anos, foi agredido por policiais neste movimento que tem tentado dispersar os populares com ações violentas, inclusive com bombas de gás lacrimogeneo.

Por fim, Conteris lembra que estes movimentos são horizontais (“palavra que não existe em inglês). “A polícia pergunta quem é o líder deste movimento? Não há.”
Estes movimentos estão pipocando em todo o mundo, segundo Conteris que ainda acredita que eles vão espraiar por toda a América Latina. O papel dos blogueiros, segundo ele, é contar estas histórias, contar a partir da perspectiva do povo, coisa que os grandes meios não fazem.

Para o fundador do Democracy Now, como as novas mobilizações sociais, os blogueiros devem ser democráticos, transparentes, independentes, comprometidos com a verdade. A blogosfera progressista deve se comprometer com a construção de uma nova democracia, participativa, popular e não apenas formal e falsa como acontece nos Estados Unidos. A horizontalidade é a filosofia central desta proposta política e isto também deve fazer parte desta nova mídia.

Via Blog do Dennis

Nenhum comentário:

Postar um comentário