
A idéia de redes tem sido uma metáfora cada vez mais utilizada para representar as sociedades atuais e seus mecanismos globalizados da economia, do mercado, da política, da sociedade e da cultura.
Nas ciências sociais, de uma maneira geral, o conceito de redes tem dupla aplicação. Por um lado, tem-se uma aplicação estática, que explora o desenho e as características das redes para melhor compreender a sociedade e os grupos pelos seus nós, relações e ramificações. É o olhar do pesquisador. Por outro, tem-se a aplicação dinâmica, que significa trabalhar a idéia de redes como uma estratégia de mobilização, no nível pessoal ou grupal, para gerar instrumentos e ações de intervenção social. É a organização da sociedade.
O poder das redes sociais é o poder dado aos seus “blogueiros”, colunistas ou repórteres de serem ouvidos por milhares e às vezes milhões de pessoas no mundo inteiro. E é dado a cada um destes formadores de opiniões, o título de Líder de pequenos e grandes movimentos, mesmo que fiquem no anonimato.
Para além do correio eletrônico, do entretenimento e das pesquisas, a Internet projeta-se como fórum on line capaz de revitalizar lutas e movimentos civis, na atmosfera de permutas própria da cultura de redes. Esta é outra dimensão do imaterial: favorece processos tecnocomunicacionais de participação política, que não se confundem com práticas arraigadas de exercício concentrado de poderes. A abundância de variedades na Internet contraria a imaginação dos homens políticos que se habituaram a um universo regido apenas por estatísticas, sondagens de opinião e efeitos televisivos. Eles precisarão considerar o fato de que a explosão de redes interativas multimídias requer a geração de planos específicos de comunicação para um número cada vez maior de segmentos sociais que migram para o ciberespaço com ânsia de expressão.
As vozes da sociedade civil que se somam no ambiente on line representam grupos de pessoas identificados com causas e comprometimentos comuns, não importando o porte das ONGs à que se vinculam. "Na Internet, até mesmo as pequenas entidades têm oportunidade de divulgar, a baixo custo, suas atividades ao conhecimento de segmentos mais amplos da sociedade.
Alguns podem sustentar que a tecnologia tem isolado as pessoas, levando indivíduos a permanecerem mais tempo dedicados ao computador do que à vida lá fora. Mas não é assim que pensa Jack Dorsey, cofundador do Twitter. Em sua visão, a mídia social está trazendo a humanidade de volta às pessoas. Isso porque, por meio das mensagens propagadas – em seu site, por exemplo – estimula-se a troca de opiniões e a mobilização em torno de atividades, como as de cunho libertário ou em prol de uma causa.
Para aqueles que quiserem um exemplo prático do que uma mobilização via rede consegue fazer, cito o caso do Cão Pinpoo, o slogan postado nas redes foi : GOL CADÊ O PINPOO?, literalmente decolou das redes para a atenção da mídia televisa. quem quiser saber mais http://muralanimal.blogspot.com/2011/03/caso-pinpoo-historia-por-tras-da.html
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