O dia 28 de
abril é lembrado pelo movimento sindical dos trabalhadores como o "Dia Mundial
em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho". No Brasil e em
vários países do mundo, como Espanha, Portugal, Argentina Peru, Taiwan, por
exemplo, a data é motivo para mobilizações, atividades, seminários, denúncias e
reflexões em torno dos problemas que envolvem os acidentes, as doenças e o mundo
do trabalho.
Segundo Walcir Previtale, secretário de Saúde do
Trabalhador da Contraf-CUT, dentre as muitas categorias profissionais existentes
em nosso país, os bancários foram e continuam sendo atingidos pelas novas formas
de gestão do trabalho, pela reestruturação produtiva - com a introdução de novas
tecnologias e a terceirização, com a intensificação do trabalho, exigindo do
bancário um ritmo de trabalho intenso, com inúmeras tarefas e responsabilidades
para cumprir.